A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



domingo, 18 de setembro de 2011

Selo perfumado


Recebi este Selinho da Cris do "Estúdio Brigit", um blog cheio de coisas bonitas e de muita criatividade. Adoro passear por lá e ler as dicas interessantes que ela coloca junto com seus trabalhos maravilhosos. Dê uma passadinha lá e confira.
Devo repassá-lo para outras flores perfumadas:
Calu
Jacque
Zizi
Amarillis
Juni
Paraguassu

Espero que gostem deste selinho.


"O amém da Natureza é sempre uma Flor".

........................................

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Masalas



Na Índia para alguém ser considerado bom cozinheiro, é necessário que seja, antes de tudo, um inspirado “malsachi”, um misturador de especiarias, o que é compreensível numa terra em que até um simples chá é arte de sutilezas: seu masala chai, por exemplo é uma mistura delicada de ervas e especiarias.

Até os incensos, indispensáveis nos cultos religiosos, rituais de limpeza e meditação, são “masalas” maravilhosas que misturam essências de madeiras como o sândalo, de flores como o jasmim e rosas, de ervas como o alecrim e o manjericão, de matos cheirosos como o patchouli e o capim-limão.
Nenhum outro povo do planeta soube, como este, misturar cheiros e sabores da natureza com tanta exuberância e harmonia.


O sabor das masalas varia, sutilmente, de acordo com os ingredientes e as proporções empregadas. Cada alimento pede uma mistura e há sempre um toque pessoal no preparo, a cargo dos recriadores anônimos dessa fórmula criada lá atrás, a perder de vista na poeira dos tempos(.... ) quantidades indecifráveis de cravos, canela, cominhos, feno grego, louro, pimentas, alho, coentro, gengibre, cardamomo, curcuma, tomilho, cebola, moscada e mace, a delicada pele que reveste a noz.
Os ingredientes são usados geralmente são usados secos e em pó, num casamento de sabores no qual nenhum se sobressai – essa, a grande arte dos “malsachi”....


(Rosa Nepomuceno - Viagem ao fabuloso mundo das especiarias - página 90)


Masala – é uma mistura bem variada de diversas especiarias, ervas e plantas aromáticas que faz parte da identidade da culinária indiana, presente em diversos pratos.
Masala chai – é a bebida indiana que mistura chá preto (chai) com masala, tão popular quanto o nosso cafezinho. Alguns indianos trocam o chá preto por chá de jasmim.

Uma receitinha básica para o masala chai:


Para a masala:
100g de gengibre / 25g de cravo da índia / 100g de pimenta do reino / 40g de canela / 10g de noz moscada / 35g de cardamomo.
Atenção: todos os ingredientes em pó.
Coloque tudo numa vasilha grande e misture bem, até ficar homogêneo, com cuidado para não levantar poeira, ou você vai espirrar várias vezes. Guarde o pó em um recipiente seco e bem fechado

Preparando o chai:
Misturar ½ xícara de água com ½ xícara de leite e deixar ferver. Adicionar 2 colherinhas de açúcar, 1 colherinha da masala e 2 saquinhos de chá preto. Deixar ferver por 5 a 10 minutos (quanto mais tempo, mais forte). Passe pelo coador e sirva quente.

Beba de preferência em um dia frio, pois com todas essas especiarias, vai dar um calorzinho... e se embriague neste aroma doce e envolvente.
..................................................................