Estar imerso no mundo dos aromas, ainda que temporariamente, é mudar seu estado de consciência e despertar para um momento mais completo. A fragrância tem o poder instantâneo e invisível de invadir a consciência com “prazer puro”. O aroma nos alcança de maneiras que escapam da visão e da audição, mas estimulam a imaginação com toda a sua sensualidade, revelando mundos ocultos. (Mandy Aftel)
domingo, 1 de maio de 2011
Flores na salada
Flores comestíveis das ervas aromáticas
As flores das ervas aromáticas podem ser usadas da mesma maneira que as folhas ou sementes dessas espécies, para preparar pratos culinários como parte integrante ou como decoração. Na maioria dos casos, as flores tem mais aroma que as folhas e sementes. E podem ser empregadas em geral em saladas e nas sopas e ingeridas à vontade.
É só escolher as flores da aromática! Alecrim, anis, estragão, hissopo, hortelã, manjericão, tomilho, entre outras e preparar esta salada:
Salada de pepino com ovos cozidos
- flores da erva aromática escolhida
- 1 pepino em rodelas finas
- sal a gosto
- 4 ovos cozidos (separar as gemas das claras)
- salsinha picada a gosto
- 10ml de vinagre de vinho
- Mostarda em pós a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- 150ml de iogurte natural
Salpicar sal sobre as rodelas de pepino, colocar em uma peneira e pôr um prato pesado pro cima das rodelas, deixando por meia hora para escorrer o excesso de líquido.
Picar as claras e misturar com as rodelas de pepino já escorridas.
Em uma tigela misturar, amassando, as gemas com o vinagre, a mostarda, o sal e a pimenta. Juntar o iogurte aos poucos, misturando bem. Ajuste o sal e a pimenta.
Deixar por meia hora na geladeira antes de servir.
Em um prato grande ou em pratos individuais, disponha folhas de alface e coloque a mistura de pepino com as claras picadas, cobrir com o molho de iogurte e salpicar as flores escolhidas.
Texto e receita do livro "Entre o Jardim e a Horta" de Gil Felippe
A foto peguei AQUI.
............................................................
Deve ficar ótimo !
ResponderExcluirBeijoooooooo
Qué rica y fresca receta, querida Estela!!
ResponderExcluirAun no he cocinado con flores pero quiero hacerlo pronto.
Hace un tiempo te escribí un mail para que me envíes tu dirección, puedes hacerlo??
cariños
Estela........ Me manda o Seu email... Eu não acho o seu. Eu fiz outra conta no Gmail... Minha conta está desativada por engano ! Eu não consigo entrar na conta que tenho os Blogs... Se vc puder responder, me diga se meus Blogs ainda aparecem...
ResponderExcluirFiz esse email e um Blog vazio...
jacquersbr@gmail.com
Oi, Estela!
ResponderExcluirOlha, este seu blog aqui é tudo de bom! Eu cultivo plantinhas comestíveis e faço comida usando bastantes delas. Outro dia fiz brownie com calda de chocolate quente e sorvete de creme com molho de morangos...claro que minhas hortelas entraram na receita, foram quase todas. Mas o sabor é outro: muito bom! Ervas fresquinhas! Da mesma forma é com o manjericão no molho de tomate, ponho só na hora de comer.
To adorando estas suas postagens!
Bjus
Hoje vim espreitar este seu outro blog.
ResponderExcluirE como gosto de flores e seus aromas...
guardei a lavanda!
Bjsss