Estar imerso no mundo dos aromas, ainda que temporariamente, é mudar seu estado de consciência e despertar para um momento mais completo. A fragrância tem o poder instantâneo e invisível de invadir a consciência com “prazer puro”. O aroma nos alcança de maneiras que escapam da visão e da audição, mas estimulam a imaginação com toda a sua sensualidade, revelando mundos ocultos. (Mandy Aftel)
A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)
sábado, 29 de outubro de 2011
Simplesmente mágico... aromágico
Com a aproximação do dia 31 de outubro, quando se comemora o famoso Halloweem, o Dia das Bruxas, achei interessante falar um pouco sobre a magia das plantas.
As flores têm sido usadas, desde há muito tempo, em trabalhos de magia e, todas elas têm suas histórias e lendas. A cada uma atribui-se um poder.
Em feitiçaria, as flores podem ser usadas como talismãs ou amuletos, ou, então, quando secas, em incensos invocatórios ou purificadores. Entram em beberagens ou filtros de amor com seus sumos perfumados de grande influência mágica e quando ativadas, transmitem seu poder.
A magia do reino vegetal reside no conhecimento do espírito das plantas. Esse conhecimento orienta o uso das flores em artes mágicas. Para que o exercício dos poderes das flores se realize plenamente, é preciso que certas regras sejam observadas. Essas regras dizem respeito às horas de colheita, à secagem das folhas e flores e, sobretudo, às combinações de suas essências.
Em geral as plantas que se destinam a ritos mágicos devem ser colhidas entre meia-noite e oito horas da manhã. Sabe-se igualmente, que a 2ª hora de sábado é muito propícia às plantas usadas em fórmulas mágicas.
Trabalho para combater tristuras e melancolias:
Queimar numa telha com brasas alguns ramos de alecrim e de louro, junto com uma mão de sal marinho e um fio de azeite virgem. Defumar a casa, três noites seguidas, dizendo com muito fervor: “Espíritos do bem, descei sobre mim vossas bênçãos. Fazei com que meu coração serene, minha visão clareie, meu espírito se desanuvie e minha alma se alegre!”.
(Fonte: Livro: Segredos de Tias e Flores – Henda)
Mitos e magias à parte, não custa nada tentar, pois, pelo menos a casa vai ficar com um cheirinho muito agradável e... com certeza nos trará Muita Alegria!
..................................
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estela, mais um cheiroso aprendizado este que vc nos oferece com toda gentileza e carinho. O assunto me lembrou de um filme antigo que adoro:Da Magia à Sedução, onde as bruxas célebres usam das ervas, flores e encantamentos em seus rituais mais cotidianos.Acho isso motivador!
ResponderExcluirAdorei o assunto.
Bjkas,
Calu
Estela
ResponderExcluirtô sentindo o cheirinho aqui.
Adoro uma magia onde as ervas trazem boas energias.
Que venham!!!
Grata
Beijinhos
Oi Estela
ResponderExcluirGosto mais do cheirinho bom do alecrim, no entanto á sei onde buscar ajuda de precisar de uma alma mais alegre rs
sou adepta é dos chás aromáticos, me fazem bem em qualquer ocasiao,adoro,
beijinhos
Oi, Estela! Vim aqui tomar um café e vejo essa postagem com aroma; eu gosto de queimar algumas ervas em vez de usar incenso, faço isso quando tenho um pouco de tempo e coloco em alguns lugares da casa, perto das portas (pra afugentar uns maus olhados, etc..). Outro ingrediente que pode ser adicionado é o cravo, um punhadinho deles e reforça o aroma.
ResponderExcluirBeijos, Estela, obrigada!!=)
Oi Estela!!
ResponderExcluirAcho que nos perdemos no caminho..rsrs
Andei afastada do mundo virtual e na minha volta excluí o Blog da Emília.Perdi todos os 93 visitantes e não quis mais colocar o número de visitantes.O meu espaço hoje se resume numa agenda onde registro alguma coisa que me dá vontade.Mas seu blog continua na minha lista de blogs...
Estou no seguinte endereço(http://emiliaeavida.blogspot.com).
Um abraço.
Emilinha