A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



sábado, 29 de outubro de 2011

Simplesmente mágico... aromágico


Com a aproximação do dia 31 de outubro, quando se comemora o famoso Halloweem, o Dia das Bruxas, achei interessante falar um pouco sobre a magia das plantas.

As flores têm sido usadas, desde há muito tempo, em trabalhos de magia e, todas elas têm suas histórias e lendas. A cada uma atribui-se um poder.

Em feitiçaria, as flores podem ser usadas como talismãs ou amuletos, ou, então, quando secas, em incensos invocatórios ou purificadores. Entram em beberagens ou filtros de amor com seus sumos perfumados de grande influência mágica e quando ativadas, transmitem seu poder.

A magia do reino vegetal reside no conhecimento do espírito das plantas. Esse conhecimento orienta o uso das flores em artes mágicas. Para que o exercício dos poderes das flores se realize plenamente, é preciso que certas regras sejam observadas. Essas regras dizem respeito às horas de colheita, à secagem das folhas e flores e, sobretudo, às combinações de suas essências.

Em geral as plantas que se destinam a ritos mágicos devem ser colhidas entre meia-noite e oito horas da manhã. Sabe-se igualmente, que a 2ª hora de sábado é muito propícia às plantas usadas em fórmulas mágicas.

Trabalho para combater tristuras e melancolias:

Queimar numa telha com brasas alguns ramos de alecrim e de louro, junto com uma mão de sal marinho e um fio de azeite virgem. Defumar a casa, três noites seguidas, dizendo com muito fervor: “Espíritos do bem, descei sobre mim vossas bênçãos. Fazei com que meu coração serene, minha visão clareie, meu espírito se desanuvie e minha alma se alegre!”.


(Fonte: Livro: Segredos de Tias e Flores – Henda)

Mitos e magias à parte, não custa nada tentar, pois, pelo menos a casa vai ficar com um cheirinho muito agradável e... com certeza nos trará Muita Alegria!

..................................

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Flores


Cultivadas não somente como ornamento, tendo muitas outras aplicações, as flores, caprichosas criaturas, são sensíveis ao lugar onde crescem e aos momentos do dia.
Assim é que, nos Alpes, a fragrância da violeta é mais doce e, na Itália, sobretudo em Parma, a violeta segrega óleos essenciais mais fortes e embriagadores.
Inigualáveis são as rosas da Síria e suas rubras irmãs da Bulgária.
Não há lavanda tão docemente penetrante quanto a Inglesa, nem jasmim tão perfumoso quanto o da Espanha. Na região de Grasse, na Provença francesa, dão-se esplendidamente as flores de cheiro mais variadas.


Há flores que escolhem a noite para exalar seus perfumes. Assim são a dama-da-noite e o gerânio triste. Só de dia, desprendem seus aromas, por exemplo, os cestros diurnos e algumas ninféias, recusando à noite suas dádivas. Muitas por sorte, perfumam o ar noite e dia...


Conhecendo-as bem e podendo distinguir as horas mais propícias à expansão de seus corpos odoríferos, é possível delas extrair essências mais abundantes e preciosas.


Henda - Segredos de Tias e Flores

..................................................