A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



sábado, 17 de julho de 2010

Sabonete



Em 1878, Harley Procter decidiu que a fábrica de vela e sabão fundada pelo seu pai deveria produzir um sabão novo, branco, cremoso e delicadamente perfumado para competir com os mais finos sabões corrosivos importados daquela época.

Como fornecedores de sabão para o exército federal durante a guerra civil, a empresa era apropriada para enfrentar tal desafio. O primo de Procter, o químico James Gamble, logo chegou à fórmula desejada. Chamado simplesmente de "sabão branco", ele produzia uma rica espuma, mesmo em contato com a água fria, e tinha uma consistência homogênea e suave.

Certo dia, um trabalhador da fábrica que examinava os tanques de sabão parou para almoçar, esquecendo-se da máquina misturadora principal. Ao voltar, descobriu que havia sido injetado ar demais na solução do sabão. Em vez de jogar a substância fora, ele despejou-a em fôrmas de endurecimento e corte. Pedaços do primeiro sabão cheio de ar foram entregues a lojas da região. Os consumidores adoraram. A fábrica ficou abarrotada de cartas solicitando mais daquele extraordinário sabão que não ficava perdido dentro da água escurecida porque flutuava. Ao perceber que se beneficiaram com o mero acidente, Harley Procter e James Gamble pediram que, a partir de então fosse dada uma injeção extra de ar em todo sabonete. Os primeiros pedaços do "sabão mármore", como foi batizado o novo produto, apareceram em Outubro de 1879, no mesmo mês em que Thomas Edison testou com sucesso a lâmpada elétrica. Harley Procter previu que a luz elétrica poderia acabar de vez com seu lucrativo negócio de velas, e, assim, decidiu promover seu sabonete.

2 comentários:

  1. Oi estela querida....que lindo este blogg....amei....poxa vida isto tem tudo a ver comigo(os aromas) o perfume...cada perfume me traz uma lembrança é incrivelll:)eu adoro isto...olha só..o cheirinho de pão quentinho e café ..me traz lembranças de minhas avós que sempre colocavam na mesa de tarde cafe com pãozinho quente (que lindo)....momentos maravilhos...ate em meu blog eu cito a parte memórias...através do cheiro....de um lugar(uma casa)um perfume ..um sabonete...parabens Estela adorei seu bloggg já sou sua seguidora c mt prazer:)
    abraço sisi

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo convite.
    O tema me encanta tanto que não poderei perder as atualizações.
    Grande abraço

    ResponderExcluir