A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tussie Mussies


Houve um tempo em que as mulheres, quando saíam às ruas, costumavam levar pequenos buquês feitos com flores e ervas aromáticas..
Esses buquês, chamados Tussie Mussies, tem sua origem datada de pelo menos 1440 (era medieval) e, eram levados na mão de forma que as flores ficassem bem próximo ao nariz para amenizar os maus cheiros da precária higiene e da falta de saneamento da época.

Rosa, lavanda, tomilho, manjerona, amor-perfeito, verbena odorífera, camomila e madressilva, eram as flores e ervas mais utilizadas para o pequeno arranjo. O que contava era que, as espécies fossem de aroma fresco e agradável. Com o tempo, esses pequenos buquês foram se sofisticando, combinando cores, aromas, laços de fitas e muitas vezes um suporte de formato de um cone.

Eles ficaram bastante popularizados na época vitoriana, época em que as flores eram bastante valorizadas, e dotadas de diversos significados. Era muito comum as pessoas se presentearem com os Tussie Mussies para transmitir mensagens secretas, e muitos livros foram escritos descrevendo significados e gestos a serem utilizados.
Por exemplo: se uma moça recebia de um pretendente um desses buquês, deveria receber com a mão direita para dizer sim e com a mão esquerda para dizer não. Conforme a flor e o aroma, também teriam significados diferentes.

Até hoje se mantém o uso desses delicados arranjos, como os buquês das noivas e também como um delicado presente a alguém que se queira agradar.

É fácil fazer um Tussie Mussie:
Escolhas as flores e ervas, corte os caules no tamanho apropriado e deixe num vaso com água por umas duas ou três horas. Depois disso comece o buquê começando do centro. À medida que for colocando as flores vá girando e amarrando frouxamente com um barbante ou linha. Quando chegar ao tamanho desejado, coloque as ervas perfumadas em torno e arremate com uma fita dando um lindo laço. Pode, ainda se quiser usar um cone delicado ou uma toalhinha redonda de tule, renda ou organdi.


Os Tussie Mussies são de bom gosto, diferentes e encantadores.
Você também pode colocar em diversas partes da casa para proporcionar mais cor e perfume ao ambiente e dando aquele ar antiguinho que tanto nos encanta...


Fonte de consulta - Livro: Feng Shui para o Jardim (Richard Webster).:
Fotos da Internet

2 comentários:

  1. Quanto encantamento num recurso prático e singelo:um bouquet de flores e ervas aromáticas.
    Que bom que a utilidade antiga deu lugar ao romantismo e a delicadeza.
    Gostei de saber, Estela.Valeu!
    Bjkas de alecrim p/ ti.
    Calu

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, Estela. E lindinhos os Tussie Mussies...

    Beijooooooooo

    ResponderExcluir