A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Flores


Cultivadas não somente como ornamento, tendo muitas outras aplicações, as flores, caprichosas criaturas, são sensíveis ao lugar onde crescem e aos momentos do dia.
Assim é que, nos Alpes, a fragrância da violeta é mais doce e, na Itália, sobretudo em Parma, a violeta segrega óleos essenciais mais fortes e embriagadores.
Inigualáveis são as rosas da Síria e suas rubras irmãs da Bulgária.
Não há lavanda tão docemente penetrante quanto a Inglesa, nem jasmim tão perfumoso quanto o da Espanha. Na região de Grasse, na Provença francesa, dão-se esplendidamente as flores de cheiro mais variadas.


Há flores que escolhem a noite para exalar seus perfumes. Assim são a dama-da-noite e o gerânio triste. Só de dia, desprendem seus aromas, por exemplo, os cestros diurnos e algumas ninféias, recusando à noite suas dádivas. Muitas por sorte, perfumam o ar noite e dia...


Conhecendo-as bem e podendo distinguir as horas mais propícias à expansão de seus corpos odoríferos, é possível delas extrair essências mais abundantes e preciosas.


Henda - Segredos de Tias e Flores

..................................................

5 comentários:

  1. Belíssima postagem.
    Adoro flores e seus aromas...Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Por aqui aumento meus conhecimentos sobre esse perfumado mundo das flores e dos aromas, fazendo de cada dia um relicário de maravilhosas essências.
    Adorei, Estela,
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Estela querida,
    Adoro flores (quem não gosta?). Sua postagem está colorida e perfumada. Dá até para sentir os perfumes saírem da minha telinha.
    Desejo a você muita paz e luz.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  4. Sou louca por flores, com ou sem perfume, eu as amo. Herdei isso da minha avó, mãe do meu pai. Beijos Estela boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Há muito não vinha aqui, me inebriar
    com as fragâncias e beleza das sua postagens,
    Estela. Quanta sensibilidade, há nesse universo!
    É tudo tão lindo, amiga...

    Muitos xeros!

    ResponderExcluir