Estar imerso no mundo dos aromas, ainda que temporariamente, é mudar seu estado de consciência e despertar para um momento mais completo. A fragrância tem o poder instantâneo e invisível de invadir a consciência com “prazer puro”. O aroma nos alcança de maneiras que escapam da visão e da audição, mas estimulam a imaginação com toda a sua sensualidade, revelando mundos ocultos. (Mandy Aftel)
A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)
sábado, 12 de março de 2011
O Poder do Olfato
Um odor nos passa uma sensação instantânea de prazer, nostalgia ou aversão. O aroma de uma flor, o cheiro de comida, de um perfume ou de suor provocam reações positivas ou negativas que exercem forte influência nas emoções.
O nosso olfato é peculiar, porque não passa pela mente racional. Ao sentirmos um cheiro, a informação vai diretamente para a área do cérebro ligada às emoções e, assim, nosso corpo responde antes que tenhamos tempo de pensar.
Os cheiros trazem memórias, reavivam sensações e situações passadas e têm o poder de alterar nosso humor, para melhor ou para pior.
Ao inalar um perfume, uma nuvem invisível de aroma proveniente de seu vapor entra no nariz junto com o ar que respiramos. O nariz aquece o ar e as partículas odoríferas se dissolvem na mucosa que cobre o epitélio olfativo no topo da cavidade nasal interna. Sob a mucosa existem milhões de cílios, neurônios olfativos parecidos com pelos, cujas proteínas agem como uma cera química apta a reconhecer e aceitar muitos tipos de odores. O resultado dessa reação química é uma imagem elétrica, uma informação que é levada para o cérebro através de um dos principais nervos olfativos, oriundos das células mitrais. Essa informação vai para a área límbica (sistema límbico), onde se originam nossas emoções.
O sentido do olfato é o mais sensível e complexo de todos os sentidos e o menos entendido. O olfato é visto como um sentido sutil e misterioso.
.........................................................
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessante Estela... A gente lembra mesmo de situações, com os perfumes...
ResponderExcluirBeijoooooo
Estela,
ResponderExcluiruma das minhas mais antigas frases para os meus filhos é:Meu nariz não me engana!!
Muito usada quando na meninice deles , procuravam me driblar na hora do banho.Como é a mais pura verdade,tenho mesmo uma sensibilidade olfativa grande,eles desistiam desanimados, rsrsrs...
Super interessante o post. Revela fatos e olfatos.Gostei muito.
Bjkas,
Calu
Estelaaaaaaaa!!!
ResponderExcluirObrigada pelo aroma que postou para mim, vou fazer, lógico!
Mil bjos no seu coração!
saí para passear e dá umas olhadas nos blogs do povo e cheguei aqui. Gostei muito, até por que eu sou uma apaixonada por flores e nao conhecia esse jasmim de cabo. Lindo. E os aromas nos trazem lembraças quase que instantaneamente.
ResponderExcluir