Ophrys_bombyliflora_Mallorca
As abelhas têm uma vida atarefada, visita centenas de flores por dia e transporta o néctar para a colméia. Quando chega a primavera, os zangões procuram uma parceira. Para isso, confiam na visão e no olfato.
Mas existe uma flor mais esperta que o zangão e finge que é uma abelha pra chamar sua atenção, a orquídea.
Várias orquídeas silvestres precisam enviar “encomendas” de pólen para outras orquídeas. As abelhas são os mensageiros ideais. Mas visto que elas não tem um néctar gostoso para oferecer, têm de recorrer a uma isca. Elas tomam a forma e exalam um aroma de abelha fêmea. O zangão fica todo assanhado e tenta se acasalar com a flor.
Cada espécie de orquídea tem seu próprio disfarce e aroma.
Ophrys scolopax
Quando o zangão percebe o engano, a orquídea já depositou o pólen pegajoso no seu corpo. Ele sai voando, mas acaba sendo enganado por outra orquídea, que recebe o pólen. E assim vai passando de flor em flor.
Depois de vários enganos desses, o zangão aprende que não se pode confiar nas orquídeas.
A essas alturas, ele provavelmente já terá polinizado algumas flores.
Como essas orquídeas irracionais adquiriram o cheiro e o aspecto corretos para enganar as abelhas, isso só a Mãe Natureza saberia dizer.
..............................................................................
Estar imerso no mundo dos aromas, ainda que temporariamente, é mudar seu estado de consciência e despertar para um momento mais completo. A fragrância tem o poder instantâneo e invisível de invadir a consciência com “prazer puro”. O aroma nos alcança de maneiras que escapam da visão e da audição, mas estimulam a imaginação com toda a sua sensualidade, revelando mundos ocultos. (Mandy Aftel)
A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)
Que interessante, Estela. Eu não sabia...
ResponderExcluirMas essa foi engraçadinha: Depois de vários enganos desses, o zangão aprende que não se pode confiar nas orquídeas. rs...
Olá, Estela
ResponderExcluirAdorei este texto.
Por um lado a orquídea é a minha flor preferida (tenho várias plantas, na minha varanda, que estão agora a começar a brotar); por outro lado desconhecia por completo essa particularidade de atraírem os zangãos.
A Natureza é, de fato, extraordinária.
Continuação de boa semana. Beijinhos
Que maneira bonita de seduzir, mas tbém sendo uma orquídea,não poderia ser diferente.
ResponderExcluirTenho predileção por orquídea. Certa vez, ganhei dum aluno uma orquídea em caixinha, plantei-a e ela cresceu viçosa, dando flor todo ano.
Estava com saudades de nossos bate-papos.
Bjinhos
Calu