A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



sábado, 19 de fevereiro de 2011

Alecrim


O alecrim é uma planta linda, cheirosa e extremamente útil. Sozinho vale por uma farmácia medicinal e cosmética. Na cozinha de alguns países é um condimento importante e sempre presente.
É a erva da juventude eterna, do amor, da amizade e da alegria de viver.

Os sicilianos ensinam para as suas crianças que as fadas meninas gostam de se transformar em serpentes e brincar à sombra dos alecrins cheirosos.
Acredita-se desde tempos muito antigos que o alecrim estimula a memória, e os estudantes gregos tinham o hábito de entrelaçar ramos em seus cabelos quando estudavam para os exames.

Na história da Bela Adormecida, foi com um ramo de alecrim que o príncipe despertou a princesa de seu longo sono.


Nos casamentos era usado nas grinaldas das noivas para dar sorte e nos enterros para dar paz ao morto. Queimado como incenso purifica o ambiente.

Água fervendo com muitas folhinhas de alecrim num recipiente de cerâmica faz sumir qualquer cheiro da cozinha e deixa a casa inteira perfumada. Dentro dos armários e das gavetas a erva seca afasta as traças.

Um raminho debaixo do travesseiro afasta os maus sonhos.

Antigamente os jovens costumavam passear com um raminho nas mãos para tocar na pessoa amada e ter seu amor para sempre.


Do livro: As Ervas do Sítio - Rosy L. Bornhausen


E muito ainda teria pra se falar do Alecrim, o que fica pra postagens futuras...


O alecrim não admite tristezas nem desmaios do coração.

......................................................................

5 comentários:

  1. Estela ! Que bonitinho... Eu não sabia disso na história da Bela Adormecida...
    O alecrim é a erva da juventude eterna, do amor, da amizade e da alegria de viver. Que ótimo !

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Como eu gosto do alecrim...mas não tenho sorte com os pezinhos que costumo comprar. Vão sempre a óbito!
    Gosto dele na comida, no banho, na casa, em todos os lugares.
    O que faço para mantê-lo vivinho? Vc sabe?

    ♫ Foi o meu amor que me disse assim
    Que a flor do campo é o alecrim

    ResponderExcluir
  3. Estela, o alecrim é uma das minhas ervas preferidas, mas, não sabia que possuia tantas propriedades.
    Amei:"o alecrim não admite tristezas..."
    Uma linda semana, bem cheirosa!!
    Emilinha

    ResponderExcluir
  4. Um raminho embaixo do travesseiro...essa eu conhecia.Mas a riqueza dessa erva vai além.Ainda bem que tenho vc pra me ilustrar nessa vertente.
    Obrigada, Estela.
    "Alecrim , alecrim dourado,
    que nasceu no campo,
    sem ser semeado!!!
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  5. Foi o amor quem me disse assim,que a flor do campo se chama alecrimmmmmmmmmm

    ResponderExcluir