A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



domingo, 13 de fevereiro de 2011

JASMIM


Nativo da Pérsia e Caxemira, o jasmim é cultivado e valorizado há muitos séculos.
Segundo o mito indiano, Kama, o deus do amor, coloca jasmins nas pontas de suas flechas para atingir o coração dos humanos pelos sentidos.
Na China, o jasmim era usado para comemorar o ano novo com suas pétalas, para pendurar suas flores nas beiradas de casas flutuantes, para fazer chás, para enfeitar os cabelos das moças e também para purificar o quarto dos doentes.

O óleo de jasmim é obtido das puras flores brancas do Jasminum grandiflorum, Jasminum officinale ou Jasminum odorantíssimum, todos nativos da Índia.
O Jasmim é o óleo de mais difícil extração e quase impossível de se imitar.

Sua extração é feita logo após a colheita que, deve ser feita pela madrugada, quando a flor exala o seu mais doce perfume e em toda a sua grandeza.
Coleta de Jasmim em Grasse - França
...........................................................................................

7 comentários:

  1. Nossa ! Que interessante, Estela... E que lindo o mito indiano !
    Adorei, as fotos tb...

    Beijooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Quem não gosta do perfume de jasmim?
    Tem o cheiro das ruas da minha infância ♥

    ResponderExcluir
  3. Adorei as explicações sobre o "jasmim", pois gosto muito do aroma que ele deixa no ar.
    Aqui vou aprendendo sempre sobre os "aromas", pois gosto de perfumes, embora mais secos, pois os adocicados, as vezes enjoa.
    Bom dia e uma semana bem cheirosa para vc.
    Emilinha

    ResponderExcluir
  4. Estela,
    plantei um pezinho tímido no meu canteirinho e em dezembro ele deu a 1ª florada.Fiquei toda boba.
    Adoro o aroma do jasmim. Ele se espalha por metros de distância de onde se encontra.Um verdadeiro presente olfativo.
    Mais um mito descoberto, graças à vc.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  5. Estela , amo o seu blog!!!
    Tô te seguindo e qq dia vou falar do seu blog no meu!!
    eu tenho 3 blogs...rs

    http://cheirode.blogspot.com/

    mil bjos.

    ResponderExcluir
  6. Estela, quero falar do seu blog no meu. Tem uma parte lá que se chama "Garotas Reais" onde faço pequenas entrevistinhas.
    Gostaria de falar com vc, me manda o seu e-mail d enovo. Se topar mando as perguntinhas por e-mail e depois posto no meu e falo do seu blog...que amo!!!!!
    Venho aqui sentir o cheironho quase todo dia.
    bjos.

    ResponderExcluir
  7. Quase que senti o cheirinho do jasmim. Excelente post.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir