
Não se sabe exatamente a origem da lavanda, se na Pérsia, Egito, Grécia ou Itália como sugere algumas fontes. Não se pode determinar com absoluta certeza quem primeiro desfrutou do prazer da lavanda e das suas muitas propriedades curativas.
Cresce principalmente nas regiões quentes do Mediterrâneo, encontrada aclimatada e nativa em diferentes pontos do globo. Foi trazida para a América pelos colonizadores, sendo aclimatada no Brasil onde é mais conhecida como alfazema.
O perfume da lavanda, de certa maneira, penetrou em regiões inteiras da Europa, contribuindo para a formação cultural da maioria dos países.
A lavanda nos encanta e seduz.

Suas flores desabrocham no topo de uma estrutura que parece um candelabro de sete braços e exalam um aroma limpo, fresco e calmante. A lavanda gosta de ar, espaço, luz e o calor do sol.
A lavanda emana uma nobre e doce paz
Consegue atingir nossos corpos e almas, seja através da pele ou pelo olfato, do ar que respiramos. Atravessa complexos caminhos, alcança seu destino final – o centro nervoso, onde nossas memórias emocionais encontram-se armazenadas. Mesmo sendo etéreos, os efeitos da lavanda são, todavia, reconhecidos tanto que a ciência médica moderna os tem analisado com sucesso.
As substâncias ativas do óleo de lavanda podem melhorar a nossa qualidade de vida, tanto física ou emocionalmente. O seu aroma delicioso tem o dom de trazer alegria, abrindo as asas da nossa imaginação e tornando o raciocínio mais claro e sereno.
Tem o dom de gerar harmonia, quando necessário, de maneira sutil e delicada. Tanto acalma como nos dá energia e vontade firme.
Está presente em grande parte da história da perfumaria e até hoje, a lavanda continua a ocupar a sua posição de fragrância mais familiar e mais utilizada pelo povo.
Amplamente utilizada no preparo de sabonetes, perfumes, tônicos para a pele, loções de limpeza, sachês, almofadas, entre outros.
São inúmeras as espécies desta planta e conforme a região onde cresce, haverá uma variação no seu aroma, onde seus componentes químicos podem variar em quantidade, devido às variações de solo e de clima.
Qualquer que seja a espécie, sempre será reconhecida a fragrância da lavanda.
Lavandula angustifolia /Lavandula dentata / Lavandula lanata / Lavandula multifida /
Lavandula latifolia / Lavandula stoechas / Lavandula viridis, entre outras.
Fotos da Internet.
.................................................................