A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



sábado, 21 de maio de 2011

Lavanda


Não se sabe exatamente a origem da lavanda, se na Pérsia, Egito, Grécia ou Itália como sugere algumas fontes. Não se pode determinar com absoluta certeza quem primeiro desfrutou do prazer da lavanda e das suas muitas propriedades curativas.
Cresce principalmente nas regiões quentes do Mediterrâneo, encontrada aclimatada e nativa em diferentes pontos do globo. Foi trazida para a América pelos colonizadores, sendo aclimatada no Brasil onde é mais conhecida como alfazema.
O perfume da lavanda, de certa maneira, penetrou em regiões inteiras da Europa, contribuindo para a formação cultural da maioria dos países.
A lavanda nos encanta e seduz.

Suas flores desabrocham no topo de uma estrutura que parece um candelabro de sete braços e exalam um aroma limpo, fresco e calmante. A lavanda gosta de ar, espaço, luz e o calor do sol.
A lavanda emana uma nobre e doce paz
Consegue atingir nossos corpos e almas, seja através da pele ou pelo olfato, do ar que respiramos. Atravessa complexos caminhos, alcança seu destino final – o centro nervoso, onde nossas memórias emocionais encontram-se armazenadas. Mesmo sendo etéreos, os efeitos da lavanda são, todavia, reconhecidos tanto que a ciência médica moderna os tem analisado com sucesso.
As substâncias ativas do óleo de lavanda podem melhorar a nossa qualidade de vida, tanto física ou emocionalmente. O seu aroma delicioso tem o dom de trazer alegria, abrindo as asas da nossa imaginação e tornando o raciocínio mais claro e sereno.
Tem o dom de gerar harmonia, quando necessário, de maneira sutil e delicada. Tanto acalma como nos dá energia e vontade firme.

Está presente em grande parte da história da perfumaria e até hoje, a lavanda continua a ocupar a sua posição de fragrância mais familiar e mais utilizada pelo povo.
Amplamente utilizada no preparo de sabonetes, perfumes, tônicos para a pele, loções de limpeza, sachês, almofadas, entre outros.

São inúmeras as espécies desta planta e conforme a região onde cresce, haverá uma variação no seu aroma, onde seus componentes químicos podem variar em quantidade, devido às variações de solo e de clima.
Qualquer que seja a espécie, sempre será reconhecida a fragrância da lavanda.

Lavandula angustifolia /Lavandula dentata / Lavandula lanata / Lavandula multifida /
Lavandula latifolia / Lavandula stoechas / Lavandula viridis
, entre outras.

Fotos da Internet.

.................................................................

11 comentários:

  1. Estela que post lindo!! fiquei encantada com a foto. É sua voce que fotografou? De tão lindo post quase pude sentir o aroma da alfazema. Gostaria de ter uma muda dessa planta no meu quintal, será muito dificil? Moro no RJ. Estela estou encantada. Amei!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga "E daí??" (qual é o seu nome),
    A foto não é minha, peguei na Internet (vou fazer esta observação no post). Aqui no Rio o clima não é muito favorável para o plantio da lavanda, quando cresce, não dá flor, mas o aroma está em toda a planta embora mais fraco. Você pode tentar comprar uma muda nas lojas especializadas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Estela, é puro encantamento ver e sentir um campo de lavanda. O aroma nos toma os sentidos, o tapete violeta-azulado,a razão, deixando-nos simplesmente absortos diante de tanta beleza, de tanta magia.Inesquecível, em todas as nuances que essa mimosa plantinha detém em sua existência.
    Que lindeza esse post. Me trouxe agradáveis lembranças.
    Uma ótima semana, amiga.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Que foto linda, e quanta informação legal.... Acho o colorido da lavanda fantastico, sem contar que seu aroma é muito utilizado para relaxar e também como afrodisiaco...rsrs
    Tenha uma ótima tarde
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. É tanto amigo pra visitar...já havia sido atraida
    pelo aroma da lavanda, mas só deu pra vir hoje.
    Tudo lindo, as fotos e a descrição que você faz.
    É mesmo de encantar. Realmente, é mergulhar na paz, sentir a inebriante fragância da lavanda.
    Cheiro, à lavanda, neste bom domingo...

    ResponderExcluir
  6. Olá Estela,
    Passando para agradecer sua visita ao meu espaço e pelo comentário carinhoso que deixaste para mim. Obrigada, minha querida. Agora estou conhecendo este outro blog seu. Que lindo e perfumado! O post sobre a lavanda é um encanto. Gostei muito. Adoro lavanda. Parabéns pelo seu
    cantinho e parabéns também pela postagem.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  7. Olá Estela lindo esse seu outro cantinho, muito cherosinho.
    Beijos com cheiros de flor de laranjeiras.
    Lua.

    ResponderExcluir
  8. Vou te seguir através do meu outro blog.
    Beijos doces.
    Lua.

    ResponderExcluir
  9. Estela
    Assim como olhar esse campo de lavandas me acalma, a essência também não fica atrás.
    Recomendo sempre que necessários aos meus clientes, pois o bem estar é completo.
    Linda a foto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Estela! Quanta informação que eu não sabia, só sei que adoro lavanda, mas nunca vi assim florida ao vivo. Uso a lavanda em incenso, perfuma bastante a casa.
    bjus.

    ResponderExcluir
  11. Agora só uso perfumes, sabonetes... Com lavanda...


    Beijo

    ResponderExcluir