A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



sábado, 7 de maio de 2011

Violeta



O perdão é a fragrância que a violeta derrama sobre o calcanhar que a esmagou.
(Mark Twain)

Existem cerca de 700 variedades de violetas, a maioria de cor roxa, mas também existem as cor-de-rosas e brancas.
Existem variedades cultivadas e variedades espontâneas como a violeta silvestre ou violeta-de-cheiro.
A violeta branca em estado espontâneo é um verdadeiro elixir da beleza e longevidade, os druidas a utilizavam em seus rituais. As violetas brancas possuem um aroma considerado afrodisíaco e acredita-se que são portadoras de boa sorte.


O óleo essencial das violetas tem como principal componente, a ionona, de aroma marcante, floral, frutal e lenhoso, é muito usado em perfumaria para perfumar sabonetes, cremes e outros cosméticos.
Os antigos gregos eram grandes mestres da destilação e fabricavam um perfume a partir das flores de violeta, alfazema, melissa e rosa.




A frase de Mark Twain eu peguei emprestados do blog "Perfume de Jacarandá".
..................................................

8 comentários:

  1. Boa noite, Estela
    Adoro violetas, assim como o seu perfume.
    Tenho um vaso com violetas, a que chamam "violetas de Parma" que dão flores muito bonitas mas nâo têm perfume:(

    Te desejo um Dia das Mães muito feliz, rodeada de muito carinho e amor.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Estela... Adoro o perfume de violetas... Tenho dois, agora, com esse aroma.....
    Eu tinho vários vasinhos com violetas, gostava muito de um que misturava roxo com branco...


    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Estelinha,
    em meu apartamento, cultivava violetas de todas as cores. Elas gostavam da luz difusa e do pouco vento que recebiam. E eu tinha o maior carinho por todas, ms na mudança para o Rio, dei-as, pois, não aguentariam a viagem.Pena!
    Vou recomeçar meu jardim, vc me dá ótimas idéias.
    Bjos, Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Amei seu comentário Estela! Seja muito bem vinda!E com certeza voltarei aqui sempre! Adoro visitar, comentar! Quero ver ainda os teus outros blogs que pelos títulos já me agrada bastante. Bom vou ficar aqui mais um tempo e ler e ver um pouco mais do teu trabalho.Tô te seguindo também. Um abração!

    ResponderExcluir
  5. OI Estela, cheguei aqui pelo blog da querida amiga Calu e amei seu blog! Adoro aromas, temperinhos, essências. Vou te seguir, muito prazer! beijos,

    ResponderExcluir
  6. tengo que agregar violetas a mi jardín, no pueden faltar!!!!
    abrazos mi querida

    ResponderExcluir
  7. Já havia sido atraída, pelos aromas e lido
    algumas postagens. hoje, depois de sua "aula",
    deixada na Cadeirinha, vim me instalar de vez.
    Qundo morei no Rio, tinha um "jardim de inverno", com muitas samanbaias, lugarzinho claro onde eu tinha uma escadinha co 3 degraus, com violetas de várias cores, em vasinhos.Todo o cudado, para não molhar as folhas,pra não melar...Ficava um encanto, meu jardim de apartamentao. Aprendi mais, sobre violetas.
    Aqui, em Fortaleza, não tive sucesso, muito quente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Um blog deliciosamente perfumado!Lindo...bjs

    ResponderExcluir