A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



sexta-feira, 15 de julho de 2011

O cheiro da casa



Você já parou pra pensar se a sua casa tem um cheiro característico?
E se tem, que aroma tem a sua casa? Às vezes fica difícil identificar, pois a gente se acostuma e nem percebe o cheiro real que nem sempre é tão agradável como se gostaria.
A gente tem que estar atento para os fatores que contribuem para um cheiro nem sempre agradável. São diversos esses fatores: higiene, acúmulo de objetos e entulhos, vazamentos, infiltrações, encanamentos em mau estado, falta de manutenção, pessoas com certas enfermidades, animais domésticos, ambientes mal ventilados ou até lugares onde não há circulação do ar ou a entrada do sol.
Vale a pena fazer uma checagem em tudo isso: limpar, reformar, trocar, consertar, livrar-se do que não serve mais e do que nunca serviu, aquelas coisinhas inúteis que a gente vai acumulando. E pra dar um cheirinho bom é só escolher entre as várias opções que existem: velas aromáticas, rechauds, incensos, sprays, plantas e muitas flores! Esses aromas, com certeza trarão um bem estar enorme para todos da casa e pra quem chegar de visita!

Dicas:

Faça um pot pourri com folhas de louro, cascas secas de cítricos, canela em pau, cravos da índia, ramos de alecrim, pimenta do reino e anis-estrelado. Polvilhe com essência de baunilha ou de lavanda e coloque em tigelas de vidro, louça ou cerâmica.
Reavive um pot pourri antigo, que já está perdendo o cheiro, espalhando-o sobre uma assadeira e polvilhando com água e óleo perfumado de sua preferência. Leve ao forno quente por 5 minutos.
Posicione as tigelas com pot pourri nas áreas mais quentes da sala, como sobre o consolo da lareira, ao lado de um abajur ou perto de velas. O calor realça as fragrâncias.

Na hora de lavar seus lençóis e fronhas ou sua roupa íntima à mão ou na lavadora, coloque de 2 a 4 gotas de lavanda ou outro óleo essencial no enxágue final.
Coloque nos armários e gavetas das roupas sachês perfumados que você mesma pode fazer pingando gotas de perfume em bolas de algodão.

... e tenha sempre um cheirinho bom espalhado pelo ar...
........................................

17 comentários:

  1. Casa e objetos perfumados, são meu fraco. adoro cheirinhos, sachets, pot-pourri e coisas do gênero.
    Tuas dicas são sempre legais, Estela.Ter atenção com maus odores é cuidado com a saúde de todos e do ambiente.
    Gostei da idéia de renovar os velhos pot-pourri.Vou fazer.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  2. Grande dica, Estela......


    Beijoooooooo

    ResponderExcluir
  3. Você é mesmo uma fadinha, Estela, a sua
    varinha de condão, toca até no aroma da casa.
    Dicas maravilhosas. Tenho que fazer urgente, pot pourri...minha casa hospeda, nas férias, seis gatos do meu filho e nora, além da minha gata.
    É pra já!
    Beijos, amiga

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog e as dicas, nada como a aromaterapia para nos acalmar desse estresse do dia a dia! já tô seguindo o blog, passa lá no meu e retribui? abçs!!!

    http://palavraseessencias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso post Estela. Gostei muito da dica! Boa semana pra você!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Estela!
    Este post tem tudo a ver comigo! Adoro aromas, gosto que cada canto da casa tenha um cheirinho característico. Por exemplo, na cozinha, adoro que tenha o cheiro de café. Espalho flores desidratadas, lencinhos cheirosos, velas perfumadas...Adorei o post!
    Bjus e boa semana pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Querida Estela, ótimas dicas...
    Bom final de semana.
    Beijos.
    Lua.

    ResponderExcluir
  8. Oi Estela, adorei seu blog, amo casa perfumada e fiquei seguidora para sempre saber de coisinhas e truques para deixar o ambiente com cheirinho bom. Se puder me visitar ficarei muito feliz, deixe seu comentário e se gostar, me segue também. http://junibiscuit.blogspot.com
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Estela, olha que coincidência...conheci seu blog por acaso na terça, amei e fiquei seguidora e ontem (quarta) você vê a postagem da Leila e vai até meu blog dar uma força...Coisas do destino? Não sei...só sei que amei o seu carinho, obrigada!
    Beijocas, estarei sempre aqui...

    ResponderExcluir
  10. Pura verdade, Estela! Muitas vezes entramos numa casa e o cheiro nos parece que lá as coisas estão há 2 séculos! Mas, na real, não sei o cheiro que a minha tem... E vivo com perfumes, borrifando os ambientes e por aí vai, já que tenho um cachorro, cuido muito disso. ótima dica, a sua.

    bjs.

    ResponderExcluir
  11. Acho que sábado é a rosa da semana.
    Clarice Lispector.

    Passando pra conhecer teu espaço, lindo! volto.
    Beijos no caneiro do teu viver.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Estela! Estou aproveitando a tranquilidade do feriado para visitar seu inspirador blog. Só de ler suas maravilhosas postagens já me sinto mais leve...Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, Estela!
    Vi o seu Blog e achei uma graça com textos incríveis.Amo Manoel de Barros. Já sou seguidora.
    Convido você a conhecer Sapatinhos da Dorothy, se gostar me siga também para trocarmos ideias.
    Abraço,
    Sandra

    Sapatinhos da Dorothy

    ResponderExcluir
  14. Oi, Estela,
    Obrigada pelo seu comentário e dica do Scliar.
    Eu estou seguindo você, e você não quer me seguir?, para não perdermos contato. Gostei muito do seu blog.
    Abraço,

    Sapatinhos da Dorothy

    ResponderExcluir
  15. Oi, Estela...
    Meu filho se forma agora em Eng. Química...e você segue tantos blogs, uma pena que não se identificou com o meu, mesmo tendo literatura em seu blog, amiga...esses atos me magoam, mas tudo bem, respeito sua vontade.
    Abraço carinhoso...

    ResponderExcluir