Estar imerso no mundo dos aromas, ainda que temporariamente, é mudar seu estado de consciência e despertar para um momento mais completo. A fragrância tem o poder instantâneo e invisível de invadir a consciência com “prazer puro”. O aroma nos alcança de maneiras que escapam da visão e da audição, mas estimulam a imaginação com toda a sua sensualidade, revelando mundos ocultos. (Mandy Aftel)
A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Para entender melhor o mundo dos aromas
Para entender melhor o mundo dos aromas, é preciso saber alguns conceitos.
Aroma, cheiro, perfume, odor, olor, fragrância... são palavras que significam a mesma coisa mas, existem algumas pequenas diferenças, eu diria pequenas sutilezas desse Universo Aromático.
• Odor, cheiro – são termos mais genéricos. Pode ser uma sensação olfativa boa ou ruim - agradável ou não.
• Aroma, segundo o dicionário Aurélio, se refere somente ao complexo de substâncias odoríferas. Mas há um significado mais abrangente, podemos também dizer que a palavra Aroma é utilizada geralmente para designar substâncias que dão sabor e odor aos alimentos.
• Perfume – É uma sensação olfativa agradável, sinônimo de fragrância, difícil de descrever, com precisão, pelas palavras. Pode ainda qualificar uma linha de fragrâncias como, por exemplo: Perfumes Dior, Perfumes Avon, Perfumes Natura, etc.
• Essência, Fragrância ou Composição Aromática – É a mistura de substâncias (matérias primas) que apresentam aroma agradável, podendo ser de origem natural ou sintética, fruto da criatividade e da prática dos perfumistas.
• Óleos Essenciais – São as essências de origem natural, o princípio odorífero das plantas; são uma complexa mistura de diferentes substâncias químicas que formam entre si uma combinação bastante equilibrada, agradável que nos transmite bem-estar.
• Essências de Origem Sintética – São aquelas obtidas em laboratório, podendo ser obtidas dos óleos essenciais ou através da síntese orgânica, totalmente artificial. As essências são imitações dos aromas naturais. E pode nos trazer bem-estar, porém de forma mais transitória.
• Olor – é o cheiro dito de uma maneira mais poética.
“A tarde foi. A noite deslizou sigilosa sobre o sonho do homem sua cápsula celeste. Um triste olor selvagem soltou a madressilva” (Pablo Neruda)
Foto da Internet - Madressilva
.................................................................
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nossa quanta informação !!!!!!!!!!!! Obrigada !!!
ResponderExcluirEsse Blog está LINDO !!!!!!!!!!!
Beijooooooooo
Olá, Estela!
ResponderExcluirAchei seu blog inspirador!
Farei novas visitas para ler com mais calma cada postagem!
Adorei!
Oi, Estela, além de sentir os aromas e perfumes magníficos saio com uma aula de suas inúmeras diferenças...
ResponderExcluirGrande beijo, tá lindinho e cheiroso este blog.
tais luso
Olá, Estela!
ResponderExcluirObrigada pela visita em meu blog!
Conheço a Abraroma mas acabei fazendo um curso na By Samia devido a proximidade da minha casa. Também uso o óleo de lavanda puro e diluído. Quando tenho um dia muito tenso, coloco 2 gotas nas mãos e massageio, antes de dormir. Garante um sono gostoso.
Beijos