A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Quase mágico


Quase mágico e poderosamente intrigante é entender por que uma planta produz substâncias tão importantes para a espécie humana e descobrir como essas substâncias podem ser, e de fato são, úteis como medicamentos.

Elas vão se relacionar com o mundo utilizando-se de suas substâncias químicas como um dos mais importantes e belos mecanismos de sobrevivência e de perpetuação de uma espécie e como produtoras potenciais de compostos de utilidade para outras espécies. Entre elas os óleos essenciais, que dão o aroma da planta.

As plantas incorporam na sua matéria a energia da luz solar e substâncias do ar e do solo. Por meio de transformações químicas, são produzidos vários compostos químicos, entre eles: os ácidos, os aldeídos, os álcoois, as cetonas, os fenóis, os ésteres, os terpenos, etc.
Cada aroma será uma combinação única das substâncias químicas citadas, em dosagens cuidadosamente selecionadas pela natureza.

Curiosamente, para cada planta ou parte dela, a natureza escolhe algum composto dominante, criando substâncias com a adição de outros compostos, em menor proporção. Com isso, são criados inúmeros benefícios diferentes, através dos diversos óleos gerados por incontáveis possibilidades de combinações.

Na natureza, os aromas provenientes dos óleos presentes nas plantas têm uma dupla função. Em primeiro lugar, formam um escudo protetor, repelindo pragas, doenças, insetos e outras plantas. Em segundo lugar, o aroma funciona como um elemento de atração sobre aves e insetos, necessários para o processo de reprodução da planta, através da polinização.

São as diversas partes dos vegetais que fornecem a matéria prima para a extração dos óleos essenciais. Podem ser utilizadas, em separado, as folhas, as flores, os caules, os frutos, as sementes, as raízes ou uma combinação destes elementos.
................................................................

Um comentário:

  1. Estela...... Vc dá uma aula...........
    Gostei disso: Curiosamente, para cada planta ou parte dela, a natureza escolhe algum composto dominante, criando substâncias com a adição de outros compostos, em menor proporção.

    Beijooooooooooooo

    ResponderExcluir