A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



sábado, 8 de janeiro de 2011

Camomila



A camomila além de sua beleza e suave perfume, também nos oferece benefícios. Seu óleo essencial tem propriedades calmantes, antiinflamatórias e nos ajuda a obter uma pele bonita e saudável.

Prepare uma Água Florida de Camomila da seguinte maneira:
Ponha a ferver um pouco d'água (um copo) com um punhado de flores secas, por 1 minuto. Deixe amornar e passe por um coador e guarde na geladeira.
A água de camomila pode ficar guardada na geladeira por uma semana. Ponha num vidro bem fechado e de preferência de cor âmbar ou outra cor escura. Faça em quantidades pequenas.
Use como tônico natural. Aplique no rosto com algodão em movimentos suaves e deixe secar naturalmente, para refrescar no verão e proteger a pele de queimaduras solares.
Pode ser usado em todos os tipos de pele.

Aplique um algodão suavemente embebido nos olhos inflamados e inchados e deixe por alguns minutos.

Borrifar os cabelos com a água da camomila ajuda a mantê-los hidratados além de dar um toque aloirado.

Para o chá use uma colher de sopa de flores para uma xícara de água ou use os saquinhos que vendem nas lojas e farmácias. Tome quente ou frio.


Na Idade Média, as flores da camomila eram espalhadas pelo chão devido ao seu perfume de maçã, e as mulheres davam cor dourada aos cabelos com elas.

.............................................

4 comentários:

  1. Eu fui criada à base de camomila (ainda na mamadeira), e até hoje tomo...
    Pra mim é um santo remédio como calmante, mas não sabia da receita para a pele...

    ResponderExcluir
  2. Estela,
    Adorei teus blogs. Você é inteligente e sensível.
    E também generosa em deixar todas essas delicadezas aqui na net.
    Obrigada e parabéns!
    Estou te seguindo e aprendendo
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  3. Estela
    A dentista com quem me trato sempre me orienta para fazer bochecos com chá de camomila.
    E tenho uma amiga, a Selminha do blog Em Flor e Essência, que coloca as flores no escaldapé. Diz que é fantástico.
    Gratidão

    ResponderExcluir
  4. Zizi,
    Sua dentista tem razão. A camomila tem um componente com grande ação antiinflamatória.
    Bjs

    ResponderExcluir