A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Eucalipto


Dispostas perpendicularmente, as folhas do Eucalipto permitem que se veja através da folhagem.
Lá bem no alto, pertinho do céu, elas escondem algo precioso em suas células: o óleo essencial que se desprende envolvendo todo o espaço com seu mais puro aroma - o “aroma dos deuses”.

De efeito refrescante o aroma do eucalipto vai penetrando nas nossas narinas, atingindo nossos pulmões e nosso cérebro, desbloqueando emoções aprisionadas, que nos oprimem e sufocam. Ajuda a dissipar sentimentos negativos, associados a acontecimentos passados que não deram certo, nos libertando de velhos medos.

Seu poder vasodilatador abre as vias aéreas, auxiliando na sua desobstrução, nos fazendo respirar livremente e ajuda na cura de infecções de garganta, gripes resfriados e outros problemas respiratórios.

Indicado para pessoas que se sentem oprimidas, que anseiam por liberdade, que querem mudar seu modo de vida, mas não ousam agir, por medo ou excessiva responsabilidade, evitando a criação de situações que as libertem, para buscar novas experiências.
O aroma do eucalipto estimula o ânimo e a coragem para agir positivamente.

O óleo de eucalipto é também um ótimo repelente de insetos. Age contra o ataque de mosquitos, pernilongos, borrachudos e pulgas.

Usando o óleo essencial:

Inalação:
♥ Num recipiente com água fervente, pingue 5 a 8 gotas do óleo. Cubra a cabeça com uma toalha (fazendo uma cabaninha) e inspire o vapor por alguns minutos.
♥ Ou pingue 1 ou 2 gotas num lenço e cheire sem deixar o óleo em contato com a pele.

Aromatização do ambiente:
♥ Coloque uma colher de sopa de água filtrada num difusor que pode ser elétrico ou a vela e junte 6 a 8 gotas do óleo essencial.
♥Outra alternativa é fazer uma solução com 30 ml de álcool, 20 de água e 10 gotas do óleo. Borrifar o ambiente com essa mistura.
♥ Em um balde com água, junte 5 gotas do óleo, agite pra misturar bem. Molhe um pano limpo e passe no piso, após a limpeza da casa.
♥ Acenda uma vela e deixe derreter um pouco. Apague a vela e pingue na superfície derretida algumas gotas (4 a 5) do óleo e torne a acender a vela.

♥ Espalhe folhas por todos os cantos da casa, em folhas soltas ou em arranjos com outras folhas. Deixe as folhas secarem naturalmente.



Eucalipto é claridade, ausência de escuridão.

..........................................

7 comentários:

  1. Bem interessante Estela, tem um cheirinho bom mesmo...

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Estela. Obrigada pelo carinho.
    Morei em Jacarepaguá, num local de preservação ambiental e lá tinha eucalipto, ou seja, os eucaliptos continuam lá. É muito cheiroso. Algumas pessoas queimavam suas folhas pra espantar mosquito e tudo ficava cheirando muito bem. Eu passava a essência diluída em água no chão da casa...os mosquitos davam uma sumida. O eucalipto tb cai bem em banhos de limpeza astral. Muito bom!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  3. Estela querida, ando sumida ,mas não esqueci vc.
    Andei fora da blogosfera(estava cansada), e logo que voltei aconteceu o incêndio da Oi de Salvador(minha operadora).Ficamos sem telefone e internet, e só agora as coisas começam a entrar no eixo.Refiz o blog, mas estou em Maceió desde o dia 7 de janeiro, voltando apenas no início de fevereiro .Aqui, só posso usar a net quando o neto permite(risos).
    Hoje,estou visitando às amigas que sempre aparecem para dizer que "não se esqueçam de mim".
    Tudo de melhor querida.
    Um abraço
    Emilinha

    ResponderExcluir
  4. Olá, Estela
    Muito interessante. Eu gosto muito de eucalipto, e quando passeio nos pinhais onde haja eucaliptos apanho as "carapucinhas" e coloco-as no carro. Fica perfumado por muito tempo. As folhas também uso nos roupeiros.
    Há dois anos, num destes passeios pelo pinhal, vi uma coisa espantosa, que nunca tinha visto: os eucaliptos em flor. Fiquei encantada e tirei "montes" de fotos, que ficaram muito bonitas.

    Uma boa semana. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida amiga, como nós somos assim só quando vimos os nossos amigos é que nos lembramos deles, não é que quando estou deitada na minha cama faço sempre uma retrospectiva e penso, e, oro sempre por todos, mas talvez seja um pouco desmazelada em fazer visitas.
    Também a vida é uma correria, e nem sempre a conseguimos apanhar, e, fazer tudo o que queremos, me desculpa linda pois se tem alguém de quem eu gosto você está nesse dicionário.
    Beijinhos de luz e muita paz

    ResponderExcluir
  6. Estela
    Me diz se tem coisa mais gostosa do que passear entre eucaliptos. Tem gente que nem imagina os benefícios dele e "sentem" a energia fluindo ao passar por entre as árvores.

    ResponderExcluir
  7. Olá Estela,td bem?
    Achei seu blog no google..Fui procurar coisas sobre o eucalipto,e o achei e já amei!
    Estou te seguindo!
    Também tenho um blog,fala sobre a cirurgia bariátrica,que em breve,farei!
    Dá uma passadinha lá,e se gostar,me siga tb!
    Um beijo!!!!
    Link do meu blog:
    http://superao-caminhandoemsuadireo.blogspot.com/

    ResponderExcluir