A quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso. (Manoel de Barros)



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O cântico de volta


Velha casa de Goiás. Acolhedora e amiga
recende a coisas antigas de gente boa.

Vem de dentro um cheiro familiar de jasmins,
resedá e calda grossa - doce de figo ou caju.

Um tacho de cobre arcado referve numa
trempe de pedras. Uma braçada de lenha
e gravetos acende o fogo ancestral.


Cora Coralina



Foto da Internet

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ducha perfumada


Faça um saquinho e coloque dentro dele pedacinhos de sabão, uma erva seca e flores de lavanda, costurando-o por inteiro. Ao tomar o seu banho de chuveiro, esfregue-o por todo o corpo, perfumando a pele de maneira agradável. O conteúdo deve ser renovado de três em três dias.

Além de deixar um cheirinho bom, ainda traz benefícios:
Lavanda - Acalma, diminui a tensão nervosa e a enxaqueca e ainda suaviza a pele.
Alecrim - Combate a fadiga física e mental, estimula a concentração
Sálvia - Tonifica a pele e fortalece os nervos.
Jasmim - Ajuda a combater a depressão e é afrodisíaco.
Camomila - Diminui a irritabilidade e a ansiedade.
Capim Limão - Ameniza a ansiedade, o nervosismo e dores de cabeça.
Rosa branca - suaviza e tonifica a pele. É afrodisíaca.

E ainda contribuem para melhorar a respiração.

Obs: Não use especiarias, pois podem irritar a pele

.........................................

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Eucalipto


Dispostas perpendicularmente, as folhas do Eucalipto permitem que se veja através da folhagem.
Lá bem no alto, pertinho do céu, elas escondem algo precioso em suas células: o óleo essencial que se desprende envolvendo todo o espaço com seu mais puro aroma - o “aroma dos deuses”.

De efeito refrescante o aroma do eucalipto vai penetrando nas nossas narinas, atingindo nossos pulmões e nosso cérebro, desbloqueando emoções aprisionadas, que nos oprimem e sufocam. Ajuda a dissipar sentimentos negativos, associados a acontecimentos passados que não deram certo, nos libertando de velhos medos.

Seu poder vasodilatador abre as vias aéreas, auxiliando na sua desobstrução, nos fazendo respirar livremente e ajuda na cura de infecções de garganta, gripes resfriados e outros problemas respiratórios.

Indicado para pessoas que se sentem oprimidas, que anseiam por liberdade, que querem mudar seu modo de vida, mas não ousam agir, por medo ou excessiva responsabilidade, evitando a criação de situações que as libertem, para buscar novas experiências.
O aroma do eucalipto estimula o ânimo e a coragem para agir positivamente.

O óleo de eucalipto é também um ótimo repelente de insetos. Age contra o ataque de mosquitos, pernilongos, borrachudos e pulgas.

Usando o óleo essencial:

Inalação:
♥ Num recipiente com água fervente, pingue 5 a 8 gotas do óleo. Cubra a cabeça com uma toalha (fazendo uma cabaninha) e inspire o vapor por alguns minutos.
♥ Ou pingue 1 ou 2 gotas num lenço e cheire sem deixar o óleo em contato com a pele.

Aromatização do ambiente:
♥ Coloque uma colher de sopa de água filtrada num difusor que pode ser elétrico ou a vela e junte 6 a 8 gotas do óleo essencial.
♥Outra alternativa é fazer uma solução com 30 ml de álcool, 20 de água e 10 gotas do óleo. Borrifar o ambiente com essa mistura.
♥ Em um balde com água, junte 5 gotas do óleo, agite pra misturar bem. Molhe um pano limpo e passe no piso, após a limpeza da casa.
♥ Acenda uma vela e deixe derreter um pouco. Apague a vela e pingue na superfície derretida algumas gotas (4 a 5) do óleo e torne a acender a vela.

♥ Espalhe folhas por todos os cantos da casa, em folhas soltas ou em arranjos com outras folhas. Deixe as folhas secarem naturalmente.



Eucalipto é claridade, ausência de escuridão.

..........................................

sábado, 8 de janeiro de 2011

Camomila



A camomila além de sua beleza e suave perfume, também nos oferece benefícios. Seu óleo essencial tem propriedades calmantes, antiinflamatórias e nos ajuda a obter uma pele bonita e saudável.

Prepare uma Água Florida de Camomila da seguinte maneira:
Ponha a ferver um pouco d'água (um copo) com um punhado de flores secas, por 1 minuto. Deixe amornar e passe por um coador e guarde na geladeira.
A água de camomila pode ficar guardada na geladeira por uma semana. Ponha num vidro bem fechado e de preferência de cor âmbar ou outra cor escura. Faça em quantidades pequenas.
Use como tônico natural. Aplique no rosto com algodão em movimentos suaves e deixe secar naturalmente, para refrescar no verão e proteger a pele de queimaduras solares.
Pode ser usado em todos os tipos de pele.

Aplique um algodão suavemente embebido nos olhos inflamados e inchados e deixe por alguns minutos.

Borrifar os cabelos com a água da camomila ajuda a mantê-los hidratados além de dar um toque aloirado.

Para o chá use uma colher de sopa de flores para uma xícara de água ou use os saquinhos que vendem nas lojas e farmácias. Tome quente ou frio.


Na Idade Média, as flores da camomila eram espalhadas pelo chão devido ao seu perfume de maçã, e as mulheres davam cor dourada aos cabelos com elas.

.............................................

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Aromas da Rainha



Na corte de Elizabeth I sentiam-se as influências do Renascimento na apreciação tanto das artes quanto dos aromas.
As damas usavam sachês, pomanders de prata e rosas secas eram aplicadas em seus decotes. Lavanda, estragão, mangerona, manjericão e outros aromas de ervas e flores compunham maravilhosos potpouris, muitas vezes acrescidos de especiarias como a canela e o cravo.
Os aposentos de Elizabeth eram juncados de ulmárias, popularmente chamadas de “grinaldas de noivas.

Tomar banho naquela época não era um hábito, pois se acreditava que enfraquecia o organismo. A maioria só o fazia muito raramente, quando muito uma vez por ano.
Era necessário usar perfumes para encobrir os odores.

Elizabeth fugia aos hábitos da época, anunciou-se na corte que a rainha tomava um banho de quatro em quatro semanas "sendo necessário ou não".
É possível que, tenha criado moda, pois o consumo de sabão na Inglaterra era maior do que em qualquer outro país europeu.

Mais tarde, o sabão sofreu uma série de restrições e uma pesada carga tributária, sendo taxado como artigo de luxo. Pagava-se muito caro por uma barra. Só em 1853 é que a taxa foi abolida na Inglaterra.

Todos os sabões eram perfumados com essência de lavanda.

......................................................................